Sobre o meu quarto no hospital e meus gastos no parto

Ethan já está com três meses e desde que ele nasceu me perguntam sobre o meu quarto no hospital e meus gastos no parto. O meu parto foi no Scarborough General Hospital (ouvi dizer que não era um bom hospital, mas eu não tenho o que reclamar) e aconteceu durante uma pandemia, então eu não sei se em uma situação normal as coisas teriam sido diferentes. Por causa da pandemia  do COVID 19 eu não tive visitas e o meu marido (permitido apenas um acompanhante) não pôde sair do hospital. Se ele saísse não poderia voltar.

O meu parto foi normal, então não sei como funciona em caso de parto cesárea, mas acho que muda pouca coisa. Eu tenho OHIP (Ontário Health Insurance Plan) então o governo pagou os gastos do meu parto e também os gastos de hospital do Ethan, afinal ele é canadense e já saiu do hospital com o OHIP dele. Além disso eu tenho um plano de saúde do trabalho (Sunlife), que me dá desconto em dentistas, massagens, acupuntura, fisioterapia, remédios, etc. 

Biscoito de polvilho para passar o tempo…

Quando eu cheguei no hospital minha bolsa já tinha estourado então eles me colocaram no quarto onde já aconteceria o parto. Fiquei lá junto com o meu marido durante todo o tempo e ele ajudou na hora do parto em si. Depois que o Ethan nasceu eles me perguntaram se eu tinha plano de saúde. Achei bem descabido porque foi tipo logo depois que ele nasceu, eu nem estava pensando direito, poderiam ter perguntado isso logo que cheguei né!?

Quem tem OHIP tem direito a ficar na enfermaria após o parto e o meu plano de saúde me dava direito a um quarto semi privado. Quando eu ainda estava entendendo o que estava acontecendo após o Ethan nascer pediram pra o meu marido ir na recepção com o cartão do meu convênio. Ele foi e voltou dizendo que iríamos ficar em um quarto só nosso, privado, e não em um semi privado. O valor da diária que tivemos que pagar foi apenas 50 dólares pois essa era a diferença de valor do privado pro semi privado. Quando isso ficou resolvido falaram que depois de um tempo iam nos mudar de quarto, mas no final ficamos no mesmo quarto que já estávamos, afinal só tinha eu ali, era privado. O Ethan ficou o tempo inteiro lá conosco e todos os exames nele foram feitos no nosso quarto, o que eu achei ótimo. E tinha também aquele berço que esquenta, que tem nos hospitais (não sei o nome)! Eu achei o máximo e o Ethan firmou muito bem lá no quentinho.

Então isso foi tudo que eu gastei, 50 dólares! Maravilhoso né?! E o interessante é que eu fiquei bem mais de 24h no quarto e eles só cobraram um diária. Demoramos um pouco para sermos liberados porque o Ethan estava demorando para fazer xixi (cocô ele fez vários), mas assim que ele fez eles já agilizaram as papeladas para sairmos do hospital. Lembrando que só podemos sair do hospital com o bebê no bebê conforto, isso é lei, afinal vocês vai pegar um carro pra chegar em casa né?!

E outra coisa que vale ressaltar, se eu não tivesse do OHIP eu teria gasto por volta de 3 mil dólares nisso tudo e ficaria na enfermaria.

Ficou alguma dúvida? É só escrever nos comentários! 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *