15 hábitos canadenses que já fazem parte da minha vida

Não moro no Canadá há muito tempo, mas nesses poucos anos já inseri coisinhas da cultura daqui na minha rotina, então esse post vai ser sobre 15 hábitos canadenses que já fazem parte da minha vida. A maioria deles podem ser inseridos no nosso cotiadiano em qualquer parte do mundo, mas eu só comecei a fazer depois de me mudar para cá, então não se espante se na lista abaixo você encontrar algo que já faz parte do seu dia-a-dia:


1. Não entrar em casa com os sapatos da rua: Sempre tiramos o sapato na porta de casa e usamos o chinelo de ficar em casa. Sei que com a pandemia isso virou hábito em muitas casas e sempre achei isso algo positivo. Na verdade logo que me casei nós implantamos isso em casa, mas depois de um tempo desistimos e só voltamos a fazer isso quando viemos para cá.


2. Aproveitar o verão ao máximo: O verão é muito curto, então todo final de semana do verão é recheado de programações. Na verdade chega a ser bem cansativo e todos os domingos eu chego ao final do dia bem exausta, mas pelo menos eu sei que aproveitei bem.

Eu, aproveitando muito o verão dois dias antes de entrar em trabalho de parto =)


3. Tomar muito café: Sim, eu sei que muita gente no Brasil também exagera no café e eu sempre critiquei quem fizesse isso. Pois então, agora eu tomo muito café e nos dias que eu não tomo eu fico com dor de cabeça. Isso se chama vício.


4. Ser mais reservada com a vida privada: O papo com o pessoal to trabalho é bem superficial e você conta nos dedos de meia mão os amigos de verdade com quem você conta coisas mais pessoais. Isso é cultural, mas também percebi que com a idade a gente vai filtrando melhor as amizades. Acho que estou ficando velha, quem sabe? Acho que o item número 5 confirma que estou velha, rsrs!


5. Gostar de cuidar do jardim de casa: Uma coisa muito comum de se ver no subúrbio é o pessoal se dedicando bem aos jardins de casa. A gente se mudou faz uns meses e agora também temos que cuidar do nosso jardim. O Raphael corta a grama e eu cuido das plantas. Descobri que sei menos do que imaginava sobre jardinagem e esse clima seco de Toronto me fez ver que se no Brasil eu cuidava muito bem das plantas, aqui eu sou uma zero a esquerda, rsrs! Meu vizinho fez até uma horta no quintal para me deixar com inveja.


6. Pedir desculpas por qualquer coisa: Isso é algo bem canadense! Eles estão sempre pedindo desculpas sem um motivo real para isso. O pessoal brinca que até o ônibus pede desculpas quando não está funcionando. Mas isso já faz parte da vida, qualquer coisa a gente fala “sorry”, mesmo quando não é erro nosso.

Man suffers life-threatening injuries after being hit by TTC bus in midtown  Toronto - Toronto | Globalnews.ca
Foto: Global News


7. Deixar recado na caixa postal e mandar SMS: Isso eu faço muito no trabalho e no começo eu achava estranho, mas é muito comum deixar recado na caixa postal do trabalho ou celular e a pessoa ligar de volta. E reparei que aqui o WhatsApp não é tão usado quanto no Brasil, o pessoal prefere o SMS.


8. Não lavar o banheiro nem o chão da cozinha: Não lavar não quer dizer não limpar, ok? Nós limpamos mas para o chão apenas usamos um pano ou mop. Como não tem ralo nem no banheiro (só o da banheiro ou box) nem na cozinha, não dá para jogar água. Confesso que a faxina perde metade da graça sem ter que esfregar o chão e passar o rodo.


9. Jogar papel higiênico no vaso sanitário: Depois de morar aqui que fui perceber que o sistema de esgoto no Brasil é muito ruim, por isso que jogamos papel higiênico no lixo. Descobri que na maior parte do mundo o papel é jogado no vaso e posso dizer com experiência que é muito difícil uma vaso aqui ficar entupido, rsrs!


10. Depositar cheque usando o celular: O salário aqui não é depositado na sua conta, você recebe um cheque. Daí que você não precisa ir até ao banco para depositar, você pode fazer isso pelo aplicativo do banco. Detalhe que o salário não é pago mensalmente e sim quinzenalmente.


11. Não ficar em casa porque está frio: Uma coisa bem comum que presenciava no Brasil era gente que tinha preguiça de sair de casa no frio. Bom, aqui se você é assim você não sai de casa por cerca de 9 meses no ano! Então todo mundo sai, aproveita o inverno, vai andar de patins no gelo, esquiar, descer de esquibunda na neve no parque perto de casa, etc.


12. Ir para a praia, mas não para tomar sol: É muito raro você ver alguém na praia deitado tomando sol, se você encontrar, saiba que é um brasileiro, rsrs! Sim, o pessoal vai na praia para jogar vôlei, correr, fazer piquenique, encontrar os amigos, mas não, ninguém toma sol. Na verdade nem roupa de praia eles usam direito, é muito comum o pessoal usar roupa na praia e ficar com a marca da roupa, bem feio né?

De roupa na praia, mas nesse dia estava frio!


13. Comer vegetais como petiscos: Sabe aquela tábua de frios e amendoim que estamos acostumados a comer de petiscos? Bom tire o amendoim e adicione alguns vegetais como cenoura, salsão, couver flor e um molho para acompanhar. Sim, isso é bem comum e eu até que gosto bastante. Só o salsão que eu pulo porque não sou muito fã!


14. Andar na rua com o celular na mão e sem preocupação: Eu sei que em muitas cidades do Brasil você não precisa ficar atento se irão roubar o seu celular na rua, mas onde eu morava isso era algo bem perigoso. Então eu acho isso bem diferente, às vezes me pego pensando em guardar o celular por não ser seguro, mas daí eu lembro que não preciso. 


15. Não me preocupar com assédio na rua: Sendo bem sincera, quando morava no Brasil e ia sair sozinha eu várias vezes pensava muito na roupa que iria sair de casa para não chamar muita atenção. E olha que eu nunca fui de usar roupas muito curtas ou decotadas. Mas se eu saia para correr muito tarde, sempre ia de calça e blusa para evitar comentários. Aqui isso não é algo que me preocupa, eu posso sair de biquíni mesmo longe da praia, ninguém vai falar nada.

2 thoughts on “15 hábitos canadenses que já fazem parte da minha vida”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *